Postado em: 06/06/2011 Última atualização: 25/02/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Tirando o Passaporte Brasileiro – RELATO & DICAS


passaporte brasileiro, brasil, brOlá pessoal, tudo bom?

Como um fato inédito aqui no Tá Flórida, o post abaixo foi escrito 100% pelo leitor Leandro S.N. que, gentilmente, se ofereceu para enriquecer ainda mais o site com informações úteis. Abaixo segue tudo explicadinho como foi o processo para ele tirar o passaporte. Há altas dicas, portanto é leitura obrigatória para quem vai tirar o seu! Abraços, LiLi.

==

PASSO À PASSO PARA TIRAR O PASSAPORTE
Você deverá solicitá-lo exclusivamente no site da Polícia Federal.

— DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

– um documento de identidade com foto (eu usei RG mesmo)
– CPF
– certidão de nascimento, ou casamento se for o caso
– titulo de eleitor COM O COMPROVANTE DA ULTIMA ELEIÇÃO. Se houve 2 turnos na última eleição,
é obrigatório que se mostre os dois comprovantes. Se você  não tiver esses comprovantes em mãos, terá que pegar uma certidão no site do TSE. Vá em ‘Serviços ao Eleitor’ -> ‘Certidões’ ->  ‘Certidão de Quitação Eleitoral’.
– Quitação do serviço militar, caso seja do sexo masculino
– Passaporte anterior, se houver

Leia todos documentos que são necessários no site oficial, pois há alguns casos especiais que requerem outros adicionais.

Preenchido o formulário de solicitação de passaporte, será gerado uma GRU com uma data de vencimento X e um número de protocolo. Anote este protocolo, você irá usar bastante. Você deverá pagar este boleto até o dia do agendamento. Imprima também o (ou os) comprovantes de agendamento que você for fazendo e leve somente o último que você fizer, você vai entender o por quê do “os” logo abaixo.

Bom, agora que preencheu e imprimiu o boleto, terá que agendar a data que deseja para comparecer à PF (Agendamento para solicitação do novo passaporte). Normalmente a fila de espera é de 1 a 2 meses em São Paulo, por exemplo.

Somente ressaltando… não adianta comparecer no posto, sem esses documentos acima, ok? :)

->DICAS DESTE PASSO:
Agende para a data mais próxima que encontrar no lugar que desejar. Com certeza será para um prazo bem longe. Só que de hora em hora, volte ao agendamento e veja as novas datas disponíveis para o local que deseja ou outro local se preferir também. Se aparecer uma data mais perto, ja remarque imediatamente se desejar. Mas seja rápido porque muitos fazem isso, e se corre o risco de antes de você confirmar, a data não estar mais disponível. Foi assim que consegui agendar o meu caso de 2 meses para 1 semana.

Outro ponto importante: Se, em algum momento,  mudou seu nome ou sobrenome, você precisará de algum tipo de declaração ou certidão que comprove esta mudança. Tudo isso é obrigatório.

Depois que você preencheu, pagou, agendou, e levou os documentos todos certinhos no HORÁRIO CORRETO (eles são bem rigorosos com isso, tente não se atrasar e chegue uns 30 minutos antes, no mínimo), você pegará uma fila. Toda a documentação que preencheu será verificada assim como o pagamento da taxa de R$156,00 (leve o comprovante. O mesmo pode ser pago via internet sem problemas). A sua foto e as digitais serão tiradas na hora.

Após isso, você levará um protocolo para casa. Guarde-o com carinho, pois não sei se há como retirar o passaporte sem ele depois.

É só isso. Em aproximadamente uns 5 dias úteis você terá que voltar lá para retirar o passaporte. Não esqueça que tem que ser a própria pessoa para retirar.

:-)

Leandro S.N.
==
Obrigada Leandro, adorei a iniciativa! Quem quiser seguir o exemplo dele e me mandar matérias, é só entrar em contato comigo! Bjsss :*


Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)