465
Postado em: 06/06/2011 Última atualização: 02/03/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Tirando o Visto Americano – RELATO & DICAS – I

 
ATENÇÃO: POST FECHADO À NOVOS COMENTÁRIOS DEVIDO AO VOLUME/TEMPO DE CARREGAMENTO DA PÁGINA.  PARA DARMOS CONTINUIDADE À DISCUSSÃO SOBRE ESTE ASSUNTO, POR FAVOR CLIQUE AQUI. :)
 
 
Como mais um capítulo da série “Me ajudem a escrever posts” :) aí vai o passo à passo para tirar o visto americano B1/B2 que o nosso querido amigo aqui do site, Leandro S.N., teve o prazer de nos mandar! 😛
 
Gente, somente lembrando que o site oficial da Embaixada dos EUA no Brasil está super completo quanto à documentação, formulários, taxas, etc… e é este site que indico para pegar as informações mais atuais e acima de tudo, mais SEGURAS do que em qualquer outro site por aí.  Está cheio de blogs e sites falando dos procedimentos e tudo mais na internet, mas sempre se guie pelo oficial!
 
Após ter dado uma rápida lida no link acima, sugiro que prossiga lendo o texto abaixo, pois o relato do Leandro está excelente! É sempre bom sabermos como tudo ocorreu com outras pessoas antes de nos aventurarmos e acabarmos fazendo uma besteira, não é mesmo? Então aí vai, enjoy it! :)
 
==
Muitos o temem, e sem motivo algum. O que acontece é que os que tem visto negado vem falar nos blogs que isto ocorreu, mas muitas das vezes a culpa é da própria pessoa que compareceu despreparada/desinformada. Quem conseguiu o visto aprovado raramente volta para dizer que foi tudo bem, e como foi. Realmente o humor do entrevistador pode afetar um pouco sim, mas é um pouco de lenda urbana achar que é geral. Eu ousaria dizer, que a cada 3000 mil pessoas que eles atendem por dia, não devem recusar nem 30. No dia que fui, não vi NINGUÉM ser recusado.

Dia 27/05/2011, foi minha entrevista. Fui suando frio, com dor de barriga, tremedeira, etc,  devido ao terror que rola solto por ai. Preenchi sozinho o DS-160 com alguma ajuda dos blogs que tem espalhados por ai. Me recuso a pagar para fazer um serviço que diz respeito a informações de minha vida pessoal. Tem gente que prefere esta comodidade.

–PREENCHENDO O FORMULÁRIO DS-160

Para começar meu pânico, a impressão da confirmação do DS-160 não saiu com minha foto. Aí o tontão aqui liga lá praquele telefone ((21) 4004-4950) que é disponibilizado quando pegamos a senha (que vou descrever abaixo como é) pagando interurbano de SP para RJ do meu celular, e me informaram que eu teria que preencher o traste do documento DS-160 tudo de novo, é mole? Fiquei indignado porque isso foi na véspera da entrevista, e pedem pra preencher o DS-160 com até 2 dias de antecedência. Bom, me recusei a preencher e mandei um email para o Consulado (visasaopaulo@state.gov) em português mesmo. Me responderam o seguinte:

Minha pergunta:
Bom dia,
Minha foto não saiu na página de confirmação de entrega do formulário DS-160 e tenho entrevista marcada para o dia 27/05/2011. O que devo fazer?
Número de Conformação: XYZXYZXYZXYZ
Grato,
Leandro S.N.

Resposta deles:
Prezado Sr. Leandro S.N.,
Bom dia,
Caso não conseguir fazer o upload da foto, poderá imprimir a página de confirmação com o código de barras legível e trazer uma foto 5×5 e/ou 5×7 cm recente, com o fundo branco e de boa qualidade junto com os demais documentos para a solicitação do visto no dia da sua entrevista.
Segue o link com maiores informações sobre o preenchimento do formulário DS-160:
http://www.embaixadaamericana.org.br/index.php?action=materia&id=8790&submenu=21&itemmenu=21
Atenciosamente,
Consulado Geral dos Estados Unidos, São Paulo
Setor de Correspondências de Vistos de Não-Imigrantes

Informações gerais sobre visto
http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov/
Telefone: (11) 5186-7000

Agendamento de entrevista
www.visto-eua.com.br
Telefones: (21) 4004.4950 / (21) 2108.9199

Ou seja, não tem motivo para pânico. Se não imprimiu a foto, é só levar no dia ( o que você já teria que fazer), conforme email deles acima.

Outro caso meu diferente do pessoal é que minha esposa já tem cidadania espanhola e não tem que passar por essa palhaçada que nós passamos. Tive uma dúvida desgramada para saber como colocar isso no DS-160., pois lá pede a cidadania e local de nascimento do cônjuge. Aí é que tá, eu ia falar nacionalidade espanhola e nascimento São Paulo?????????????? A resposta é: SIM ! Coloquei o nome dela que está no passaporte espanhol, diferente do brasileiro.

Quanto à dúvida de escrever os endereços, tanto os residenciais quanto os profissionais, os escreva normalmente. Os meus foram aceitos tranquilamente.

Quanto às atribuições profissionais (duties), eu achei melhor fazer em inglês mesmo, já que é apenas um resumo. Como exemplo você pode procurar no Google assim: systems analyst resume, que virá exemplos de currículos de analista de sistemas, que é minha área no caso, mas você coloca sua ocupação e a palavra “resume” na frente. Nestes exemplos de currículos você pode ver como já esta escrito em inglês e ir modelando para você. O meu caso, ficou assim:

I AM A SOLUTIONS-FOCUSED PROFESSIONAL WITH 5+ YEARS’ EXPERIENCE PROVIDING RAPID AND CLIENT-FOCUSED TECHNICAL SUPPORT TO 200+ USERS. I HAVE WORKED CLOSELY WITH DEVELOPERS AND A VARIETY OF END USERS TO ENSURE TECHNICAL COMPATIBILITY AND USER SATISFACTION. I ALSO HAVE CONSTANT PARTICIPATION IN IMPLEMENTATION OF NEW SYSTEM VERSIONS AND IN PLANNING AND WORKING FLEXIBLY TO A DEADLINE.
AREAS OF EXPERTISE:
– TROUBLESHOOTING & ISSUE RESOLUTION
– END-USER TRAINING & SUPPORT
– SCHEDULED & REMOTE MAINTENANCE
– ROOT CAUSE ANALYSIS
– SYSTEM IMPLEMENTATION & INTEGRATION
– RAPID TICKET RESPONSE TIMES
– DETAILED DOCUMENTATION

Eu trabalho em minha empresa atual à menos de um ano, mas nos últimos 5 anos, eu trabalhei para outras 2 empresas terceirizadas para esta minha empresa atual, ou seja, eu tinha as mesmas atividades. Então na descrição dos empregos anteriores, além de colocar o que está acima, eu coloquei na primeira linha a seguinte frase:
outsourced company of my current company – Same Duties

Os nomes das faculdades eu traduzi para o inglês também. Ficou assim:

Faculdade(Bacharelado):
Methodist University of São Paulo
Bachelor – Computer Engineering with software emphasis

Pós Graduação:
University São Marcos
Master’s Degree – Management of Information Technology
Tecnólogo que está sendo realizado:
University Unimes Virtual

Currently taking:
‘Accredited Oil & Gas Technician’

OBSERVAÇÃO: O termo ‘accredited’ qualifica o curso como superior. Exemplo: Accredited Technician= Tecnólogo).

-> MAIS DICAS

– Eu pedi visto B1/B2, mas falaram que era difícil darem o B1, que é de trabalho, reuniões..etc, mas mesmo assim, arrisquei. O “não” eu já tinha hehehe…tentei o “sim”.

– Já que você não precisa preencher o formulário DS-160 todo de uma vez, tenha bastante atenção! Toda vez que terminar de preencher uma parte para continuar depois é perguntado para onde será enviado o DS-160. A primeira opção que aparece para o Brasil, é Brasilia. Então quem vai fazer a entrevista em outro Estado, procure mais abaixo o Estado correto. No meu caso, era “SAO PAULO / BRASIL”.

– Ao preencher o formulário DS-160, se você deixar o mouse imóvel sobre pergunta que está em inglês, aparecerá por cima, a mesma frase traduzida para o português.

Bom, acho que é isso na parte do preenchimento do DS-160. O resto é meio que auto intuitivo, e não tem o que errar. Um aviso importante, é lembrar para sempre ir fazendo e salvando cada página, pois a cada 5 ou 15 minutos, ela expirará e você terá que preencher tudo novamente desde a última vez que salvou. Eu aconselho a escrever primeiro tudo em um notepad ou qualquer programa de edição de texto. Nós ficamos pensando muito sobre o que escrever em cada campo e o tempo passa. Então salve !!!! Tanto em arquivo quando no modo online. Só é possível salvar, quando a página corrente estiver totalmente preenchida.

Agora vamos para parte pós preenchimento do DS-160. Assim que preencher o DS-160, você irá fazer uma breve revisão e então irá enviá-lo e IMPRIMIR em uma impressora à LASER a página de confirmação somente, não precisa imprimir a declaração toda. Lembre-se da dica da foto acima. Se não saiu a foto neste passo, não se desespere, basta levar 2 fotos 5X5 ou 5X7 no dia (eles só vão usar uma, mas pedem 2).

Reforçando que o código de barra da página de confirmação de entrega do DS-160 tem que estar bem legível e nítido. Há uma opção de gerar um arquivo PDF (Acrobat Reader) desta confirmação, assim você poderá imprimí-lo em algum lugar que trabalhe com impressão de fotos ou qualquer lugar que tenha o raio da impressora à laser. O preenchimento poderá ser feito com até 2 dias antes da data agendada.

–AGENDAMENTO DA DATA PARA A ENTREVISTA

Para poder fazer o agendamento, você terá que acessar este site. Leia atentamente as instruções, mas basicamente é o seguinte:
Clique em “Informações e Agendamento” e procure a linha em que está escrito: “Para saber como efetuar o pagamento da taxa de informações e agendamento clique aqui.” Lá você poderá fazer o pagamento de R$ 38,00 para obter 1 crédito que lhe dará o direito de agendar para até 5 pessoas na mesma entrevista e ter acesso ao telefone deles para tirar eventuais dúvidas. Anote o protocolo.

Se escolher por fazer o pagamento por débito em conta, você terá o direito a acessar o calendário de agendamento instantaneamente. Não sei dizer sobre o boleto ou cartao de crédito, pois nao passei por isso.
Feito o pagamento, volte novamente para a pagina de “Informações e Agendamento” e procure a linha “Se você já realizou o seu pagamento, clique aqui.”. Neste ponto coloque as informações solicitadas, e lhe será mostrado que você tem o crédito disponível.

Não lembro exatamente onde, mas preencha aí dentro as perguntas que farão e clique em ‘agendar’.

O site deles mudou e com isso mudou também a forma de agendar. Verifique este link e siga as instruções informadas no site oficial.

-> DICA IMPORTANTE

Após preencher as informações básicas e clicar em “agendar” você terá acesso à um calendário, que mostrará a data mais próxima no consulado que você escolheu. NÃO ESCOLHA A DATA NESTE MOMENTO, pois o prazo é absurdo. Cerca de 3 a 4 meses pra conseguir um maldito atendimento para a entrevista. Volte de hora em hora nesta parte (não será necessário preecher as perguntas iniciais feitas novamente), e fique verificando se abriu vaga mais próxima. Enxe o saco, mas de 3 meses, eu conseguir reduzir para 2 semanas meu atendimento, fazendo dessa forma por apenas 2 dias tentando. Se achar o dia que deseja na cor VERDE no calendário, faça o agendamento rapidamente. O pagamento dos 38 reais, dá o direito de você fazer apenas um agendamento, ou seja, para fazer outro agendamento, você terá que comprar outro crédito, pagando mais 38 reais…que legal, né? Portanto agende com certeza de sua data. Normalmente não é necessário mais do que uma semana dessa ‘encheção de saco’ para conseguir agendar para uma data bem proxima.
Vá ao City Bank com seu passaporte, e diga que quer pagar a taxa de visto americano B1/B2 ou seja lá qual for o que está requerendo.

–INDO PARA O CONSULADO

Vá bem vestido !!! Creio que isso ajuda muito na decisão do agente.

Bom, estacionamento…. Eu deixei meu carro no Shopping Morumbi. Paguei 8 reais para deixar 4 ou 5 horas que fiquei, considerando o tempo de almoçar. Precisa andar cerca de 15 minutos até o Consulado. Para quem preferir, tem VÁRIOS estacionamentos perto do consulado, de preços variados. CHeguei a ver alguns abusivos, como 15 reais a primeira hora,e outros com preços mais acessíveis. Lembrando que o estacionamento do Shopping Morumbi só abre 09:45 da manhã, então quem tem entrevista agendada para as 10:30h, já fica apertado (foi meu caso). Você terá que andar rápido, pois recomenda-se chegar lá com 45 minutos ou 1 hora de antecedência. Eu cheguei às 10 horas em ponto (após estacionar o carro no shopping e andar bem rápido), e já tinham chamado o pessoal das 10:30 hs, na fila que se forma fora dos portões. Acabei entrando junto com o pessoal das 11:00.

Assim que chegar, vá direto até a boca do portão e pergunte se já chamaram por seu horário. Leve a confirmação impressa do agendamento, caso peçam nessa entrada. Apesar de não terem me pedido, é bom ter.
Cuidado que nessa fila tem os espertinhos de plantão que ficam guardando lugar e vendendo. Pelo amor de Deus..não vão cair nessa né? É bem rápido entrar. Ouvi esse mesmo TIPINHO de gente perguntando à outras pessoas se já tinham pago a taxa do City Bank e se oferecendo para irem correndo pagar……..nem preciso dizer o tamanho da gargalhada que dei quando ouvi isso. Acha mesmo que um cara com R$ 225 reais na mão, vai fazer o serviço pra você pra ganhar somente R$ 10? Se você tiver a inocência de fazer isso, irá perder seu passaporte e dinheiro hehehehe. Então não caia na conversa de ninguém. Tem gente que é uma desgraça. Vou parar de falar, pois to fugindo do foco e vão me chamar de preconceituoso hehehehe.

Após ter entrado da Rua para dentro dos portões, ja começa um pessoal com uns coletes a fazer uma pré checagem de alguns documentos, na fila mesmo e em pé. Tenha em mãos o passaporte, a página de confirmação de entrega do DS-160 impressa à laser (vou insistir no À LASER, pois a impressora jato de tinta é uma bosta e não consegue imprimir com a devida definição. O código de barra é muito.. ahnnnn.. delicado, fino, pequeno…chame como quiser), 1 foto 5X5 ou 5X7 e a confirmação do pagamento da taxa no banco City Bank, que você deverá pagar pelo menos com um dia de antecedencia ao dia da entrevista.
Irão grampear um papel laranja na folha que você levou impressa da confirmação do DS-160. Você irá utilizar este papel laranja no final de tudo para pagar a taxa no caixa dos Correios, caso o visto seja aprovado. Irão pedir também para você colocar o CPF onde eles grifarem com o marca texto deles, portanto LEVEM caneta bic ou alguma que não tenha metal. Feito isso, no fim dessa fila é somente para entrar no Consulado, onde terá acesso aos guiches. Você passará pelo Raio-X e uma revista com aqueles detectores de metal manual de frente e de costas….constrangedor….mas beleza. Saindo dai, que não demora nem 20 segundos, você estará dentro. Siga à sua esquerda, seguindo a faixa verde no chão.

Você precisará pegar sua senha agora, que é um papel branco. Essa senha NÃO é retirada em nenhum dos 19 guichês. Você irá pegá-las perto do guichê 1 (Meio que na frente do guichê 1). Normalmente não há fila comprida para isso, então vai pedindo licença pra galera que estiver na muvuca ali e vai passando, senão vc não pega nunca. Essa primeira parte, confesso que não achei muito organizado não. Tinha gente que nem tinha pegado a senha na fila da pré-entrevista. Bom, pegue a senha e vá para a fila ao lado – pré-entrevista (guichê verde 1 e 2 – pré-entrevista).

Fique com aqueles documentos que mostrou na entrada em mãos. Esta primeira fila NÃO vai chamar pelo número na senha, e sim por ordem de fila. Então não bobeie. Nesta fila, o agente irá te perguntar se está a turismo. Eu falei “Turismo e trabalho. Vou à uma feira de tecnologia em Las Vegas”, já que pedi o B1 (trabalho) junto com B2 (turismo). Perguntou se eu tinha o convite dessa feira, e respondi que não,  pois ainda não estavam abertas as inscrições. Levei o papel impresso do site da feira informando isso, mas ele não quis nem ver. Este guiche vai reter os documentos com ele e vai te pedir para aguardar ser chamado no painel para retirar as digitais. Esse sim você pode achar um lugar para sentar e aguardar ser chamado.

Esperei cerca de 1 hora. Foi a fila que achei mais demorada. Neste momento de espera, as meninas que estão de colete azul escuro, já me deram para preencher o envelope dos correios e o AR (Aviso de Recebimento). Mais uma vez vc precisará de caneta. Entao leve caneta. Dicifil achar alguem que tenha e queira emprestar. Quando aparece uma caneta, ela roda de mão em mão e o dono não a tem de volta. Vi isso acontecer 4 vezes.
Outra coisa, tem uma lanchonete que você pode comprar por exemplo, 1 esfiha, 1 enroladinho e uma coca por 9 reais. Sei lá..nao achei tão caro assim. Vale à pena.

Bom, nesta fila, o lance é o seguinte. Para retirar as digitais, estavam em funcionamento os guiches 3 à 8 para este fim. Há uma TV em cima do guiche 8 que mostra as proximas 4 senhas que serão chamadas para cada guichê. Fique atento nele. Cada guiche, tem seu próprio painel acima que vai chamar as senhas uma à uma em vermelho, de acordo com a ordem do monitor. Aqui é baba, só seguir as ordens para tirar impressão digital dos dedos, e pronto. Pegue seus documentos que havia deixado na primeira fila (pré-entrevista), e vá para fila da entrevista. Agora não vai mais precisar da senha, é por ordem de chegada na fila.

Esta é a fila que é atendida pelos guiches de 9 à 19. É bem rápida e onde a maioria TEM seu visto aprovado. Eu não vi ninguem no dia que fui ter o visto recusado. Eu vi só um cara do guiche 18 mal humorado e pedindo documentos. Rezei pra não cair com ele. Eu queria cair no guiche 16, com uma moça sorridente, simpática e rápida. BINGO !!!!!! Eu caí no guiche 16, com a simpática agente, que me fez essas perguntas:
(AG=agente consular; EU)
AG: Bom dia!
EU: Bom dia!
AG: Primeira vez nos Estados Unidos?
EU: Sim, primeira vez.
AG: Ohw, sim? Que legal!
AG: Pretende ir para onde?
EU: Orlando e Las Vegas
AG: Vai com quem?
EU: Com minha esposa
AG: Você trabalha em que?
EU: Sou analista de sistemas
10 segundos de silencio
AG: Senhor Leandro, seu visto foi aprovado, pode se dirigir e pagar a taxa dos correios
EU: Obrigado e boa tarde!
AG: Boa tarde

Irão lhe entregar um pedaço daquele papel laranja que você pegou lá na entrada, e você irá apresentá-lo la no caixa. O resto do documento ficará retido com ela, para ser enviado por sedex posteriormente para você. O sedex NÃO pode ser enviado para remetente com nomes de empresa ou de terceiros. Tem que ser seu nome completo.

Agora siga para a saída, logo do lado de onde entrou, e vá para a fila da felicidade, que é a do caixa que você vai pagar o correio. R$ 21,00 para São Paulo Capital, R$ 22,00 para São Paulo Interior, R$ 70,00 para Norte/Nordeste (absurdo). Não me lembro da taxa para outros locais do Brasil. Eu levei 150 em dinheiro para caso precisasse. Li que para visto B1, precisaria pagar uma taxa extra de $60 doletas, mas não paguei, embora tivesse pedido. Até então, já estava achando que só tinham me concedido o B2 mesmo.

É neste caixa que você apresenta o pedaço do papel laranja que a agente lhe entregou. Você irá pagar a taxa em dinheiro, e receber um papel com algumas informações sobre o envio de seu passaporte.

Oito dias corridos depois ou 5 dias úteis, o passaporte chegou na minha casa, com o envelope que eu havia preenchido. Foi entregue no sabadão (Entrevista dia 27/05 – entrega passaporte 04/06), por um agente dos correios com uma moto. Não foi os caras que ficam à pé não. Abro o envelope, retiro o passaporte e vejo que aquele papel impresso a laser foi devolvido junto com a foto, e o passaporte junto, com uma bela foto minha =D visto B1/B2 concedido por 10 anos (não paguei 60 dolares de taxa extra, como falam que tem que ser pago).

Bom gente, acho que é isso.

Espero ter ajudado !

Leandro S.N.
==
 
Galerinha, gostaria  muito que vocês me ajudassem a responder às  perguntas dos nossos outros leitores.  O volume de perguntas está muito alto e não estou dando conta sozinha. Quem puder tirar alguma dúvida, participe respondendo para quem perguntou, assim conseguiremos ajudar o maior número de pessoas. Thanks! :)
 


Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)