Postado em: 01/09/2009 Última atualização: 25/02/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Quero estudar nos EUA! E agora?


Estudando no ExteriorMuita gente tem vontade de vir estudar nos EUA, porém são tantas dúvidas e tantos detalhes que não sabemos nem por onde começar, não é!?

Espero que com esse post eu consiga esclarecer boa parte do processo.

Bom, primeiro você deve fazer uma pesquisa e verificar quais as instituições que oferecem o curso que você deseja. Tudo isso pode ser feito online hoje em dia. Geralmente no site de cada universidade, logo após as informações sobre o curso há também informações sobre como aplicar para o mesmo. Entre em contato com a universidade por email ou telefone e se informe sobre o processo de inscrição. Eles devem mandar as informações para o seu email e/ou também para  sua casa.

Faça este mesmo processo para no máximo mais 2 universidades. Mais do que isso vai ser imensamente trabalhoso para você. Foque-se nas que mais lhe interessarem e faça tudo certinho como requisitado. Elas irão solicitar inúmeros documentos como  formulários a serem preenchidos, histórico escolar, cópia do diploma, carta de apresentação, resultado da prova de proficiência de idioma como TOEFL, etc.. se for aplicar para mestrado, muito provavelmente terá que fazer o GMAT que é como um mini vestibular.

Clique aqui para ver onde o GMAT é oferecido no Brasil!

Clique aqui para ver o conteúdo das provas e outras informações!

Claro que o processo todo de providenciar tradução juramentada de tudo, além de fazer todas as provas, é custoso e leva tempo. Tem de haver determinação, paciência e persitência. O ideal é começar a providenciar tudo bem cedo, para não ter problemas com os prazos. Fique de olho nos “deadlines” informados por cada universidade e sempre dê uma margem para caso você precise reenviar algo que não esteja dentro dos conformes. Seria horrível você ter a qualificação e o preparo, porém não conseguir se inscrever por ter perdido o prazo, né!? Leve essa etapa bem a sério e mande brasa.

Após ter providenciado tudo o que foi requerido pela universidade e enviado a eles, sempre dê uma ligadinha para o responsável pelo curso e pergunte se ele recebeu tudo certinho. Isso demonstra interesse da sua parte e também faz você dormir tranquilo, sabendo que os documentos chegaram como devidos.

Agora espere, hehehehe. Eu sei, é uma agonia ficar somente esperando mas é isso… se você deu tudo de si, tirou boas notas nos testes, enviou todos os documentos e suas traduções e escreveu uma ótima carta de apresentação, creio que terá boas chances de ser aprovado.

Após algumas semanas ou meses, a universidade irá lhe informar se você foi ou não aceito.

Se for aceito, parabéns! :) Agora é a hora de pensar em adquirir o visto de estudante.

E como adquirir esse tal visto? Veja aqui!!

Bjsssss,

LiLi.

PS: Veja também este tópico relacionado:

Passando pela entrevista de visto de estudante

Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)