51
Postado em: 09/02/2010 Última atualização: 01/03/2014 / by LiLi in Curiosidades
 
 

Quanto Dar de Gorjeta nos EUA?

gorjeta
gorjeta

Nunca vou esquecer o que um amigo meu, gerente de restaurante aqui em Miami, me disse um dia. Ele falou que sabia a nacionalidade dos clientes do restaurante somente pela quantia de gorjeta que deixavam.

Aí eu perguntei pra ele o que ele achava dos brasileiros… e ele me falou a lamentável notícia de que brasileiro é muito, mas muuuuuito mão fechada para dar gorjeta! Dão por pura obrigação e não arredondam nada,  além de não saberem admirar e compensar um serviço bem prestado.

É claro que eu fiquei sem ter o que falar né, afinal… sei muito bem como as coisas funcionam no Brasil, 10% no máximo e já reclamando! Hehe 😛

Mas aqui é diferente. Fora que gente, em se tratando de garçons, saibam que o salário fixo deles é quase inexistente de propósito, para incentivá-los a prestarem um bom serviço e assim, ganharem a gorjeta.

Abaixo segue uma regra geral para vocês se basearem e darem a gorjeta certa para cada situação:

  • Garçons: geralmente a gorjeta varia de 15% a 17% do valor conta. Agora atenção: Se o restaurante for 5 estrelas ou se a mesa for grande, como 6 pessoas pra cima, geralmente é cobrado de 18% a 20% (nesses casos a gorjeta já vem calculada e incluída na conta).
  • Motoristas de taxi: 15% do valor final da corrida. E nunca deixem menos de 25 centavos em qualquer situação!
  • Cabeleireiros/barbeiros: 15% do valor total do serviço.
  • Lavador de cabelos do salão: De 1 a 2 dólares.
  • Entregador de pizza: De 1 a 2 dólares se o local da entrega for próximo a pizzaria, 2 a 3 dólares se for uma distância maior.
  • Plastificador de malas no aeroporto: De 1 a 2 dólares por mala.
  • Carregador de malas: 10 dólares se ele carregar sua bagagem até o quarto ou 5 dólares se ele lhe guiar somente, até o quarto.
  • Camareira: Para quartos: de $2 a $3. Para suítes: $5. Estes valores devem ser pagos diariamente. Deixe o valor na mesinha, antes de sair. Cada dia é uma camareira diferente, portanto não deixe pra pagar as gorjetas durante o check-out pois fica confuso para o dinheiro ser repasso à pessoa certa, depois.
  • Entregador de comida no quarto do hotel: 15% do total da conta.
  • Entregador de móveis: De 5 a 10 dólares no mínimo. Dê até 20 dólares se o objeto for muito grande ou muito pesado!
  • Manobrista: Em média, 2 dólares. Dê o dinheiro assim que o manobrista devolver o carro. Se for um carrão, dê também quando entregar o carro para o manobrista, assim ele terá mais cuidado… em torno de 5 dólares está bom.
  • Escritora de Blog: US$ 0,00. Tá vendo? Tem coisas que só a LiLi faz por você. :-)

Voltando ao caso dos garçons, se você for pagar a conta com cartão de crédito e quiser também dar a gorjeta usando o cartão, não tem problema! Porém preste atenção como é feito:
Se a sua mesa for pequena (ler o primeiro pontinho acima), após receber a conta você verá que a gorjeta não foi adicionada ao valor final. Ok! Dê ao garçom o cartão de crédito e o mesmo irá passar aquele valor somente e voltar com você para que você assine. É nessa hora que você deve adicionar a gorjeta! Nesse papel para assinar, terá um campo logo abaixo do valor da conta escrito TIP ou GRATUITY. Aí você adiciona o valor referente à porcentagem que vai dar, e logo abaixo põe logo a soma de tudo, da comida + gorjeta, em TOTAL.

Após isso você assina (pode deixar a conta em cima da mesa ou entregar ao garçom) e pode ir embora. Não esqueça de ficar com uma cópia, pois ela é o seu comprovante do valor que deixou! É geralmente quando você já foi embora que o garçom irá voltar ao computador, adicionar a gorjeta no sistema e fechar a conta.

Se o serviço foi espetacular, vale dar um poquinho a mais, viu?

Só sei que esse garçom deve ser o máximo, vejam o quanto de gorjeta o Donald Trump deixou pra ele!

Ah, e galerinha, é uma super falta de educação terminar de comer e beber e ficar papeando por horas enquanto há gente esperando para ser sentada. Fique de olho e pense sempre no próximo!

Beijinhos,

LiLi.


Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)