39
Postado em: 21/08/2014 by LiLi in Curiosidades
 
 

Qual a Diferença entre Ciclone Tropical, Depressão Tropical, Tempestade Tropical, Furacão, Ciclone, Tufão e Tornado?

tempestade tropical florida
tempestade tropical florida

 

 

Todos estes termos acima são CICLONES TROPICAIS e possuem nomenclaturas diferentes de acordo com a velocidade do vento e/ou localização geográfica. Veja abaixo:

 

 

DEPRESSÃO TROPICAL – Quando o vento atinge uma velocidade de até  61 km/h.

TEMPESTADE TROPICAL (muito comum no sul na Flórida) – Quando o vento atinge uma velocidade entre 61 km/h e 119 km/h.

Acima de 119km/h, passamos a denominar o fenômeno com os termos abaixo:

FURACÃO –  Quando o fenômeno ocorre no OCEANO ATLÂNTICO e na região NORDESTE DO PACÍFICO. O furacão  possui uma velocidade maior que 199km/h e costuma girar no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte. São comuns no mar do Caribe e nos EUA (incluindo a Flórida), chegando a medir de 200 a 400 km de diâmetro.

A temporada oficial de furacões  vai 1 de Junho a 30 de novembro. No entanto, apesar de 97% da atividade tropical ocorrer durante este período, é possível que ocorra também fora deste período.

CICLONE –  Quando ocorre na região do PACÍFICO SUL e OCEANO ÍNDICO. 

TUFÃO – Quando o mesmo tipo de perturbação ocorre no NOROESTE do OCEANO PACÍFICO.  

Os TORNADOS  são  os mais perigosos, intensos e destrutivos dos CICLONES TROPICAIS, porém quando comparamos com os furacões, eles apresentam tamanho e duração menores. Seu diâmetro não ultrapassa 2 km e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários e vários dias. Apesar disso, as velocidades dos tornados são bem maiores, podendo ultrapassar 500 km/h, o que eleva o seu poder de destruição. Os tornados só podem ser considerados como tal se tocarem o solo, caso contrário, são chamados apenas de “FUNIS”.

Os tornados e furacões costumam ser diferenciados também pela seguinte forma: um tornado pode ser percebido inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso. Além do mais, o primeiro forma-se geralmente em terra e o segundo, nos oceanos. Quando os tornados se formam na água, eles passam a ser chamados de TROMBA D’ÁGUA.

Para ficar por dentro da previsão do tempo para furacões e tempestades tropicais na Flórida, siga o National Weather Service no Twitter e atualize-se em tempo real.

Para infos e gráficos mais detalhados, visite o site Hurricanes.Gov 

 


Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)