Postado em: 08/04/2009 Última atualização: 30/09/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Passo-a-passo para tirar a carteira de motorista na Flórida

carteira de motorista florida
carteira de motorista florida

Olá pessoal!

Para esclarecer algumas dúvidas, somente pode tirar a carteira de motorista quem for residente da Flórida. Você, como brasileiro, é considerado residente se estiver morando aqui por mais de 6 meses.

Caso você venha pra cá (estudar ou trabalhar por mais de 6 meses, por exemplo) e decida comprar um carro logo no primeiro mês, é também OBRIGATÓRIO que você faça o seguro do mesmo.  A maioria das seguradoras não aceita carteira de motorista estrangeira, porém se procurar, encontrará algumas que aceitam. O preço será um pouco mais alto devido a este fator e não há outra saída. Depois que adquirir a carteira da Flórida você pode fazer uma nova cotação para ver se é vantagem refazer o seguro ou não. 

Como turista (ou seja, prazo máximo de estadia de 6 meses como consta no I-94), você não precisará tirar a carteira americana e poderá usar a brasileira normalmente, até para alugar carros, porém note que algumas locadoras não alugam carros para estrangeiros menores de 25 anos, ou então cobram bem mais caro por isso.

Passo-a-passo para tirar a carteira de motorista na Flórida:

1)      Marcando o exame: Entre no site do Department of Motor Vehicles da Florida e clique em “appointments” no lado esquerdo. Vá seguindo as orientações, preencha o formulário online e escolha a localidade mais conveniente para você e o horário.  OBS: Você só pode marcar 1 teste por vez.  Então para fazer o teste teórico e o prático, terá que fazer o processo de preenchimento 2 vezes, selecionando a opção desejada. Se quiser fazer os 2 testes no mesmo dia, dê um espaço de 45 minutos entre um e outro.

2)      Estudando para a prova teórica: Ainda no site, vá em Handbooks e selecione o guia Florida Driver’s Handbook. É grátis e você pode visualizar online ou então fazer o download em pdf. Se quiser também, pode pedir para enviarem para sua casa e você só paga a postagem.  Estude o livro todo.

3)      Estudando para a prova prática: Caso você não dirija por muito tempo no Brasil ou esteja inseguro em relação à prova prática nos EUA, não há mistério. Mantenha a calma e faça o que o instrutor mandar na hora da prova, sempre lembrando do manual.

4)      No dia da prova: Chegue uns 15 minutos antes e não esqueça dos documentos: Passaporte, I-94, I-20 (se for estudante. Se estiver a trabalho, leve o formulário correspondente!), comprovante de endereço, registro e seguro do carro em que você irá fazer o teste, e sua CNH do Brasil (se você não tiver nenhuma carteira, alguem terá que levar você até lá). Você irá precisar de tudo isso. Não esqueça de ir arrumado também, pois irá bater foto. 😀 Irá também fazer exame de vista… se tiver usando lente, informe ao atendente.

5)      Fazendo o teste teórico:  É feito todo eletronicamente na sala, usando um monitor “touch screen”. São  40 questões:  20 perguntas sobre situações de trânsito e 20 de placas. Para passar você precisa acertar 15 em cada. O legal é que, caso você marque alguma errada, o computador lhe avisa na hora, então você pode ter uma noção de como está indo.

6)      Fazendo o teste prático:  Uma das primeiras coisas que o instrutor vai pedir é para você estacionar de frente, entre uns cones.  O faça e não esqueça de dar o sinal antes. Depois ele vai pedir para você andar pela cidade, dobrar, dar ré, etc… nada demais. Mantenha a calma e lembre-se dos limites de velocidade… e de sempre estar com as 2 mãos no volante! 😀

7)      Recebendo o resultado: O instrutor irá lhe informar na hora se você passou ou não. Ele lhe dará um papel para você retornar ao departamento e pagar a taxa de 27 dolares.  Caso você não tenha passado, estude/pratique mais e remarque seu exame.

8)      Recebendo a carteira: Caso tenho passado, você receberá uma ressalva útil por 30 dias (ande sempre com ela nesse período!). Este é o prazo que sua carteira irá chegar pelo correio.

Boa sorte! 😀

 


Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)