Postado em: 23/03/2011 Última atualização: 25/02/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Passando pelo Pedágio na Flórida

dicas
dicas

Para minha surpresa, após publicar o post sobre como alugar carros na Flórida, recebi inúmeras perguntas sobre como utilizar o Sunpass e como o sistema de pedágios funciona em detalhes. Como sou legal, aqui estoy novamente para salvar a pátria, eeeeeeeee! \0/ \0/ \0/ \0/!! Prometo que tentarei explanar tu-di-nho com a maior clareza possível!

Antes de mais nada, preciso que você também me/se ajude. Deixe a preguiça pra lá e antes de continuar por aqui, leia os seguintes posts para aumentar o seu conhecimento em tudo relacionado a dirigir nos EUA: (DICA: pressione a tecla ‘ctrl’ ao clicar nos links abaixo caso queira abrir em uma nova aba)

Entendendo os Mapas das Ruas de Miami

Florida’s Turnpike

Como Colocar Gasolina nos Postos dos EUA

Dicas para Alugar Carro em Miami

Agora que você está super interado e já se achando expert no assunto, vamos para a próxima etapa da nossa aulinha que é entender como anda o sistema de pedágios da Flórida atualmente, pois agora o sistema NÃO É MAIS SOMENTE o que está descrito no post Florida’s Turnpike.

Antigamente os motoristas somente possuíam 2 opções para o pagamento do pedágio:

 

 

 

1ª opção: ter o aparelhinho SunPass (de Miami e arredores) ou E-Pass (de Orlando e arredores) grudado no pára-brisas do carro para cobrança automática do pedágio ao passar pelas câmeras.

 

 

 

 

2ª opção: não ter o aparelhinho no pára-brisas e parar nos guichês para pagar cada pedágio necessário.

 

 

 

E COMO VOCÊ COMETE ALGUMA INFRAÇÃO COM ESTE SISTEMA?

Se um carro, sem o aparelhinho, passar pela câmera ou seja, pelas faixas exclusivas de SunPass ou E-Pass sem parar nos guichês, a mesma fotografa e manda a multa para o dono do carro. No caso de carro alugado, a multa é enviada para a locadora que então repassa os custos para quem tiver reservado o carro na data da infração.

E COMO ESTÁ SENDO IMPLEMENTADO O SISTEMA HOJE?

O plano é que, muito em breve e em todo os EUA, não exista mais guichês com atendentes para receber o valor pelo pedágio de quem não tenha o aparelhinho. TUDO SERÁ FEITO DE FORMA ELETRÔNICA, SEM INTERAÇÃO HUMANA. No momento você verá algumas rodovias com o primeiro sistema informado acima e outras com o sistema abaixo, portanto esteja preparado para os dois. Creio que, em 2014, toda a Flórida já esteja toda somente como sistema abaixo:

Com este novo sistema, os motoristas também possuem 2 opções para o pagamento do pedágio:

1ª opção: ter o aparelhinho SunPass (de Miami e arredores) ou E-Pass (de Orlando e arredores) grudado no pára-brisas do carro para cobrança automática do pedágio ao passar pelas câmeras (igual à primeira opção acima)

2ª opção: não ter o aparelhinho no pára-brisas e passar direto para ser cobrado futuramente.

 

SunPass e Toll-By-Plate passam direto sem parar

Veja como será avisado na pista:

Cobrança de Pedágio 100% Eletrônica

FICOU CONFUSO? DEIXE-ME EXPLICAR:

Antigamente, quem não tivesse o aparelho e passasse pelas câmeras levava uma multa, certo? Agora o que muda é que você poderá passar sem o aparelho e, ao invés de levar uma multa, a câmera fotografará a placa do carro e cobrará o pedágio a quem registrou o carro. Simples assim! A única diferença é que, usando este serviço de “cobrança tardia do pedágio” há uma taxa de serviço de US$3,00 por mês para cobrir os custos de envio da multa ao dono do carro. Se o carro for alugado, estes valores irão para a locadora que, provavelmente, irá repassar os valores a você, cobrando diretamente do cartão de crédito usado para pagar as diárias.

ENTÃO RESUMINDO: Num futuro próximo, 100% dos pedágios serão cobrados via aparelhinho OU via TOLL-BY-PLATE (que é o que acabei de explicar acima). Este novo sistema possui inúmeras vantagens, as quais são:

  1. Simplicidade: antigamente, os motoristas, principalmente os turistas, se confundiam muito com as filas de pedágio em relação à fila para troco, sem troco, SunPass e por aí vai, agora não há mais o que errar uma vez que é só seguir em frente sem se preocupar com nada, pois sem o aparelho, a cobrança irá chegar para o dono do veículo em forma de pedágio, e não multa.
  2. Conveniência: não há mais perda de tempo esperando os carros da frente pagarem, fazendo você perder tempo.
  3. Economia: não há  mais necessidade em diminuir a velocidade, desacelerar e depois acelerar o carro ao ter que parar para pagar.

LILI, SOU TURISTA! COMO FAÇO PARA COMPRAR UM APARELHO SUNPASS/E-PASS?

Poxa, lamento em lhe informar… mas quem não possui a carteira de habilitação dos EUA não poderá COMPRAR um SunPass/E-Pass. Como lhe falei, todo aparelho tem que estar interligado à conta do dono do veículo e como você estará ALUGANDO o veículo, não há como fazer esta interligação. Quem tem que dispor do serviço é a SUA LOCADORA que é a dona do veículo. Cada locadora possui suas próprias políticas sobre como o cliente deverá proceder para o pagamento de pedágios. A maioria já está trabalhando com o TOLL-BY-PLATE e repassando o valor para o cliente. Algumas possuem o aparelhinho SunPass para aluguel. Infelizmente não tenho como colocar aqui como cada locadora trabalha, portanto aconselho tirar essas dúvidas diretamente com elas, falou!? 😀

BOA SORTE AND… ‘NO PANIC’!!!

LiLi.



Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)