14
Postado em: 05/11/2009 Última atualização: 21/11/2014 / by LiLi in Curiosidades
 
 

Happy Thanksgiving!!


Happy Thanksgiving!

O Dia de Ação de Graças (em inglês: Thanksgiving Day) é um feriado celebrado nos Estados Unidos, no Canadá, e por consequência também no Brasil, e é observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.

Neste feriado, que ocorre sempre na última quinta-feira do mês de novembro, as famílias geralmente se reúnem fazendo grandes jantares, nos quais o prato principal sempre é o peru.

Algumas curiosidades:

Ao longo dos anos

☆ Apesar de haver outras versões competindo com essa, a história mais conhecida sobre o surgimento do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) teve lugar em Plymouth Colony, no Estado de Massachusetts nos EUA,  em 1621.

☆ Mais de 200 anos depois, o presidente Abraham Lincoln declarou então a última quinta-feira de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças, mas foi somente em 1941 que o Congresso finalmente tornou o “Thanksgiving Day” um feriado nacional.

☆Sarah Josepha Hale,  um autor e editor de revista super influente e que moveu uma campanha incansável para fazer de Ação de Graças um feriado nacional em meados do século 19, foi também o autor da clássica canção de ninar “Mary Had a Little Lamb”. Ouça abaixo a musiquinha!

☆Em 2001, os correios dos EUA emitiram um selo comemorativo para o Dia de Ação de Graças. Concebido pela artista Margaret Cusack em um estilo parecido com um tradicional bordado de arte folclórica, o selo retratava uma cornucópia cheia de frutos e produtos hortícolas, com a frase “Damos Graças.”

Nas Estradas

☆Apesar do recorde no preço da gasolina (mais de US$ 3.00 por galão) em 2007, a American Automobile Association (AAA) estimou que 38.7 milhões de americanos viajariam 80km ou mais para passar o feriado de Ação de Graças em família, um aumento de 1.5% sobre o ano anterior.

☆Desses americanos que viajaram no feriado de Ação de Graças em 2007, cerca de 80% (31.2 milhões) o fizeram de carro, 12.1% (4.7 milhões) de  avião e o restante (2.8 milhões) de trem, ônibus ou outro meio de transporte.

Dados Estatísticos

☆ De acordo com o Censo dos EUA, o Estado de Minnesota é o maior produtor de peru do país, o qual teve produção total de 49 milhões de perus em 2008. Apenas 6 estados dos EUA: Minnesota, Carolina do Norte, Arkansas, Virginia, Missouri e Indiana, foram responsáveis por produzir dois terços dos estimados 271 milhões de aves consumidas nos EUA em 2008.

☆A Federação Nacional do Peru (hehehe nome engraçado, mas existe mesmo! :) ) estima que 46 milhões de perus (1/5 dos 235 milhões de perus consumidos nos Estados Unidos em 2007) foram consumidos no dia de Ação de Graças.

☆Em um levantamento realizado pela Federação Nacional do Peru, quase 88 % dos americanos disseram comer peru no dia de Ação de Graças. O peso médio dos perus comprados nesse feriado era 6.8kg, o que significa que cerca de 313 milhões de kg de perus foram consumidos durante o Dia de Ação de Graças em 2007.

☆Segundo a Associação de Cultivadores de Cranberry de Cape Cod, as três frutas que são completamente nativas dos EUA são: Cranberry, Blueberry  e o Concord Grape, as quais são também consumidas bastante no Thanksgiving Day.

☆De acordo com o Guinness Book, a maior torta de abóbora já feita pesou £ 2.020 e mediu pouco mais de 12 metros de comprimento. A torta foi feita em 8 de outubro de 2005 pelos cultivadores de abóboras gigantes de New Bremen/Ohio e incluiu nada menos que 408kg de abóbora, 62 litros de leite evaporado, 155 dúzias de ovos, 300 quilos de açúcar, 3.5 quilos de sal, 7 kg de canela, 2 kg de tempero da abóbora e 250 kg de massa.

Vejam quantas coisas gostosas os americanos preparam para saborear neste dia:

thanksgiving

 

Ao redor dos EUA

Três cidades dos EUA chamam-se Turkey (Peru):

☆Turkey – Texas (população 465);
☆Turkey Creek – Louisianna (população 363), e
☆Turkey – Carolina do Norte (população 270).

☆ A primeira parada para promover o lançamento da temporada de compras de Natal-Ação de Graças das lojas Macy’s (originalmente conhecida como A Parada Macy’s de Natal) aconteceu em Nova Iorque em 1924. Essa parada foi lançada pelos funcionários da Macy’s e contou com animais de zoológico do Central Park. Hoje, cerca de 3 milhões de pessoas assistem o desfile anual e aproximadamente 44 milhões acompanham pela televisão.

☆ Tony Sarg, ilustrador de livros infantis e condutor de marionetes, projetou o primeiro balão de ar quente gigante para a Parada da Macy’s, em 1927. Mais tarde ele criou vitrines animadas mecanicamente para dar mais graças às vitrines da Macy’s de NY. Veja a parada do ano passado, impossível não notar os enormes e lindos balões!!

☆ O personagem de desenho animado Snoopy é o que mais tem aparecido estampado nos balões gigantes nas Paradas da Macy’s.

☆ A primeira vez em que o Detroit Lions (time de futebol americano) jogou no dia de Ação de Graças foi em 1934, contra o Chicago Bears no estádio da  Universidade de Detroit. Havia cerca de 26.000 torcedores. A rede de rádio da NBC transmitiu o jogo em 94 estações em todo o país – a primeira transmissão de futebol nacional no dia de Ação de Graças. Desde esse dia, o Lions joga em cada Thanksgiving (exceto entre 1939 e 1944). Em 1956, os fãs do time tiveram a oportunidade de assistir o jogo pela televisão pela primeira vez.

 

Pronto! Agora você já sabe um pouquinho mais sobre a cultura dos EUA e sobre o feriado do Thanksgiving! Espero que tenha gostado desse post…

Beijinhos,

LiLi.

Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)