19
Postado em: 14/06/2010 Última atualização: 28/07/2014 / by LiLi in Curiosidades
 
 

Guia de Etiqueta – Como se Comportar nos EUA?

gorjeta como se comportar eua
gorjeta como se comportar eua

Você pode já ter vindo aos EUA várias vezes, mas será que está por dentro da etiqueta que rola por aqui? Esse tópico foi sugerido pela nossa querida leitora Jane e eu adorei a idéia…

Separei por seções para ficar mais fácil, veja só:

 

 

GESTOS CONSIDERADOS OBSCENOS PARA OS AMERICANOS

– Usar o dedo do meio, igual como no Brasil

– “Dar uma banana”

– Separar o dedo anular do dedo médio, colocar em frente a boca e mover a língua

– Coçar o papo, sentido pescoço queixo (parecido com o gesto que fazemos quando queremos dar a entender que “estamos pouco nos lixando” hehe)

Vale ressaltar que todos os gestos acima são de conotação sexual e são considerados super ofensivos… evite-os ao máximo!

GESTOS BEM-VINDOS

– Mover as mãos para os lados para dar  “Oi” e “Tchau”, como no Brasil.

– Fechar os dedos deixando o polegar para cima para aprovar algo ou dizer que sim.

– Unir  a ponta do dedo indicador com o polegar também para aprovar algo ou dizer que sim, este é o símbolo do “OK”. (No Brasil este gesto é considerado obsceno)

– Usar o símbolo da vitória ou da paz, fazendo um V com os dedos indicador e médio.

COMPRA E CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS

A idade mínima para compra e consumo de bebidas alcóolicas nos EUA é 21 anos, tanto para homens como para mulheres. Quanto às leis específicas, elas variam de Estado para Estado, mas saiba que na maioria dos lugares há regras que devem ser seguidas, mesmo em locais públicos como praias, calçadas e ruas.  É muito comum vermos placas na frente das praias, por exemplo, informando se é ou não permitido o consumo de bebidas no local, portanto é sempre bom você se informar antes, para não haver problemas depois. :). Outra coisa… se você decidir comprar um cerveja numa loja e ir caminhando para tomar no hotel, tenha a preocupação de cobrir a garrafa com um saco plástico ou aqueles de papel mesmo… é eu sei, é estranho, mas mostrar bebidas alcóolicas é considerado ofensivo e em alguns locais, proibido! Claro que se você estiver num bar não deverá se preocupar com isso, mas esteja preparado para mostrar sua identidade, quando solicitada.

PROSTITUIÇÃO

(fiquei na dúvida se deveria ou não abordar este tema, mas decidi deixar pois informação nunca é demais…)

A prostituição é proibida nos EUA e apesar de haver prostitutas ilegalmente aqui e ali como em qualquer lugar, se você for pego solicitando serviços, irá preso. A maior idade aqui é 18 anos, e se você solicitar serviços a uma menor, seus problemas serão ainda maiores. 😀

TEMAS A SEREM EVITADOS NUMA CONVERSA

Evite tópicos sobre religião, política, o famoso patriostismo americano, aborto, racismo, sexualidade da pessoa e também evite fazer críticas ao atual governo. Outro tópico  a ser evitado é sobre dinheiro, nunca pergunte quanto a pessoa pagou por tal coisa ou quanto ela ganha, essas informações são consideradas pessoais.

Os americanos tornam-se extremamente defensivos em discutir qualquer um desses tópicos, principalmente com estrangeiros, portanto foque suas energias em temais mais lights como culinária, clima, amigos, programas de TV, filmes, música, celebridades, lugares para visitar, etc…

TABAGISMO

Mais e mais lugares estão proibindo o uso de cigarros, charutos e etc dentro de seus estabelecimentos. Nunca acenda um cigarro sem saber se pode ou não fazê-lo no local. A multa é de $50 a $1.000. Se você estiver num local ao ar-livre e estiver com mais pessoas, mesmo sabendo que pode fumar ali, sempre pergunte ao grupo se eles estão OK que você fume. A resposta provavelmente será SIM, mas a etiqueta pede para você pedir a permissão.

USO DE CELULARES

Sempre lembre-se de botar o seu celular para vibrar quando estiver em locais fechados, e se precisar falar com alguém, fale em tom baixo. Ficar surfando na internet pelo celular numa mesa com várias pessoas as quais você não é completamente íntimo(a), é falta de educação.

ABRAÇAR, BEIJAR, TOCAR

Essa parte foi uma das mais difíceis para eu me adaptar, pois eu sou uma pessoa que adora abraçar! Aqui nos EUA, se você não conhece bem uma pessoa, se limite a um aperto de mão. Aquele beijinho de cumprimento é reservado apenas para as pessoas as quais você já tem mais intimidade como amigos, namorados ou parentes. Não toque as pessoas enquanto conversa com elas… os americanos se sentem super desconfortáveis com isso!

DISTÂNCIA

O brasileiro tem o hábito de falar bem perto e olhar diretamente nos olhos da pessoas, mas aqui os americanos preferem manter uma certa distância (60 cm +-) e talvez eles não olhem nos seus olhos fixamente… não encare isso como se ele/ela não esteja interessado na conversa, é apenas o jeito deles.

USO DE PRONOMES DE TRATAMENTO

Para pessoas mais velhas as quais você não é íntimo(a), é sempre educado seguir as regrinhas abaixo:

Para mulheres, use Mrs. + Sobrenome ( se for casada) e Ms. + Sobrenome (se for solteira).

Para homens é sempre Mr. + Sobrenome.

Se estiver se referindo a uma pessoa a qual você sabe que já fez um doutorado, e também para médicos e dentistas, use Dr. + Sobrenome e para professores de universidades, use Prof. + Sobrenome.

As regras acima são tanto para se dirigir à pessoa oralmente como por meio de um email ou carta.

USO DE TRANSPORTES PÚBLICOS

Se for andar de ônibus, geralmente se entra pela frente e se desce por trás.

Nunca ocupe mais de um assento e sempre ceda seu lugar aos idosos, deficientes, mulheres grávidas ou com crianças. Os assentos localizados perto do motorista são geralmente para essas pessoas.

Se ao entrar os assentos estiverem todos lotados, dirija-se ao fim do ônibus para dar espaço para as pessoas que ainda irão entrar.

Não coma dentro do ônibus e do metrô. Não ouça música alta também.

Somente fale com o motorista em extrema necessidade e se possível espere a próxima  parada, para abordá-lo.

TRAJES DE BANHO

Se você quiser usar as sungas que os homens usam no Brasil por aqui, esteja preparado, pois chamará atenção e com certeza gerará comentários ou até risos, hehehe. Aqui o comum é usar bermudas tipo de surfista, pois os americanos acham o modelo de sunga brasileiro desconfortável, pois é muito revelador.

No caso das mulheres, se você quiser usar fio-dental,  chamará atenção demais, não tenha dúvida. Se esta for a intenção, vá em frente. Minha dica é que traga biquinis mais comportados, principalmente se estiver em praias não turisticas e frequentadas por famílias.

Se estiver no clube ou no hotel e quiser usar a piscina, sempre passe no chuveiro antes.

NO TRÂNSITO

Ai como eu adoro dirigir aqui, pois as pessoas me deixam passar, gente! É isso aí… todo mundo precisa trocar de faixa uma hora ou outra, portanto se uma pessoa estiver querendo entrar na sua faixa, deixe-a passar… geralmente as vias expressas são super largas e não fará a mínima diferença pra você.

Não precisa nem dizer que a preferencial é sempre do pedestre, certo? Mesmo com o sinal verde, não fique acelerando.. deixe a pessoa atravessar para depois mover o seu veículo. O mesmo serve para ciclistas, pessoas em cadeiras de roda elétricas, etc…

COMUNICAÇÃO

Nunca chame atenção de um americano por exemplo, se o mesmo não estiver seguindo alguma regra de etiqueta.. a não ser que seja numa situação em que você esteja ensinando algo.

Não comece uma conversa ou discussão com: “Não quero ser grosso(a), mas…” ou “Desculpe se eu estou sendo indelicado(a), mas…” Começar uma frase assim não lhe dá permissão para dizer o que quiser, e eles ficarão ofendidos!

Ao estar aqui, os americanos esperam que você se adeque à cultura e hábitos deles, portanto falar que não fez algo pelo fato de que em seu país não se faz, é considerado inaceitável.

Sempre mande um cartão de agradecimento após ir a uma festa na casa de um americano. Se quiser mandar com uma pequena lembrança, também é bem-vindo.

Nunca economize nos termos: Excuse me / Thank you / Please / Sorry… você sempre vai precisar usá-los se quiser ser educado(a)!

INTERAÇÕES

Se você estiver num restaurante super fino, é falta de educação acenar para chamar o garçom… espere o mesmo vir à sua mesa ou faça um gesto com a cabeça quando o mesmo olhar para você.

Espere todos estarem com os seus pratos, para começar a comer.

Se estiver entrando em algum estabelecimento, sempre veja se vem alguém logo atrás. É completa falta de educação bater a porta quando há pessoas vindo… neste caso, espere a pessoa chegar mais perto para a mesma poder segurar a porta.

GORJETAS

Para saber quanto dar de gorjeta em diversas situações, não passe vergonha… leia aqui!

Beijinhos,

LiLi.

 


Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)