Postado em: 24/07/2009 Última atualização: 21/08/2014 / by LiLi in Curiosidades
 
 

Época de Furacões na Flórida


Hurricane, Furacão

 Para quem não sabe, a época de furacões por aqui começa no início de junho e vai até novembro. São 6 meses (os piores são agosto e setembro) em que você precisa realmente estar bem informado em relação às previsões do tempo e, acima de tudo, previnido! É válido sabermos que não é somente o furacão em si que causa estragos… muita gente pensa que o perigo está somente naquele devastador espiral de vento, mas na verdade junto com ele vêm as tempestades, e estas sim, são as que trazem mais prejuízos, podendo causar inundações terríveis e deixar a cidade sem energia elétrica por algum tempo.

 

Qual a Diferença entre Ciclone Tropical, Depressão Tropical, Tempestade Tropical, Furacão, Ciclone e Tornado? Leia aqui!

Abaixo seguem as dicas (muito bem lembradas pelo meu amiguinho Bruno Contipelli) que são super úteis caso você esteja morando ou de férias na casa de alguém:

 

GUIA DE PREPARATIVOS PARA A TEMPORADA DE FURACÕES
Leia esse manual com atenção. Decida para onde você planeja ir se for solicitada evacuação. Você pode ir para um hotel, ficar com amigos ou parentes em local seguro como abrigos (shelters) de universidades ou ir para um abrigo da Cruz Vermelha (Red Cross). Tenha sempre preparado seu kit de suprimentos para desastres. Tenha planos para os animais de estimação. Existe um abrigo que aceita animais; todavia, animais precisam ser pré-registrados na “Humane Society” do condado de Broward. Por favor, contate o veterinário do seu animalzinho.

Furacão

O que fazer quando a tempestade se aproximar?
Ouça as informações sobre a previsão do tempo, mantenha-se informado para saber das especulações e possibilidades de furacões na área em que você está. Tenha seu carro pronto. Verifique o combustível, óleo, água e manutenção. Verifique seus suprimentos de evacuação de emergência. Coloque as proteções nas janelas (shutters), se elas não forem fortes e resistentes, irão se quebrar e destruir a casa. Limpe seu jardim de objetos soltos, bicicletas, móveis, latas de lixo, etc. Prenda seu barco. Lembre-se que a maioria das pontes levadiças serão fechadas para tráfego de barcos após a ordem de evacuação é divulgada. Deixe a piscina cheia, coloque mais cloro na água e cubra a bomba, o sistema de filtro e a tubulação da piscina.

Furacão

Se puder ficar em casa:
Compre garrafas de água. Você precisa ter, no mínimo, um galão por pessoa por dia para sete dias. Tenha estoque de comida não perecível por uma semana. Não se esqueça de um abridor de latas não elétrico. Verifique sua lista de suprimentos para desastres. Seja um bom amigo, ofereça sua casa como abrigo para amigos ou parentes que vivem em áreas vulneráveis ou casas móveis. Fique dentro de casa e longe de janelas. Espere pelo anúncio oficial de fim de perigo. Não seja enganado pela calmaria do olho da tempestade.

Furacão

Se um aviso de furacão (Warning) for declarado:
No caso de aviso de furacão em sua área, a TV local irá dar frequentes informes sobre a tempestade assim como instruções oficiais. Fique ouvindo sua rádio e TV locais à procura de informações, já que a intensidade e caminho de furacões podem mudar rapidamente e sem aviso.

Furacão

Se você precisar evacuar:
Empacote o que irá precisar. Desligue a água e eletricidade na válvula central e quadro de força. Desligue tanques de gás propano de equipamentos como fornos e grills. Não desligue gás natural a não ser que os órgãos oficiais solicitem. Você pode religar água e eletricidade, porém somente um profissional pode religar o gás para prevenir explosões. Como isto pode demorar semanas não desligue a não ser que seja solicitado ou suspeite de vazamento.

Furacão

Depois da tempestade:
Tenha um comprovante de endereço válido. Você só terá permissão de voltar para sua área se mostrar uma prova de residência. Fique em casa e evite sair para observar os danos. Atenção para cobras, insetos e animais escondidos na vegetação. Fique longe de fios no chão ou pendurados. Entre em sua casa com cuidado.
Se ocorrer queda de energia, desligue ou desconecte todos os aparelhos elétricos para prevenir danos quando a energia for restaurada. Evite usar velas, elas podem provocar incêndios. Use lanternas. Encha vasilhas limpas com água para beber e cozinhar. Você pode estocar água na banheira para lavagens e dar descarga no toalete. Deixe os termostatos de geladeiras e freezers na posição mais fria possível. Para que só uma pequena parte da comida se estrague, abra a geladeira ou o freezer o mínimo possível durante a falta de energia. Comida se mantém congelada por mais de 48 horas em um freezer cheio e bem embalada se a porta se mantiver fechada. Comida pode ser mantida por 24 horas em um freezer meio cheio. Se a comida dentro do freezer se descongelar, use-a em um ou dois dias. Nunca recongele comida. Como saber se o alimento está ruim? Pelo cheiro! Mas… em caso de dúvida, jogue fora!

Ah, e mais uma dica… como o Bruno falou… não esqueça o baralho! Hehehe!

Bjs…

LiLi.


Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)