Postado em: 14/04/2009 Última atualização: 25/02/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Entendendo o Mapa das Ruas de Miami

mapa ruas de miami
mapa ruas de miami

O trânsito de Miami é considerado um dos piores dos EUA. Creio que seja pela massiva influência latina combinada com a enorme quantidade de carros por km² hehehe! Enfim, quem tá na chuva é pra se molhar, não é mesmo? Precisamos driblar esse problema se quisermos realmente andar por aqui.

Apesar de tudo, eu particularmente acho que entender o mapa das ruas de Miami é extremamente fácil, pois há uma lógica por trás. Se você entender o que vou lhe explicar a seguir, você não vai se perder nunca! Não dependa sempre do GPS… é sempre bom termos uma noção própria mesmo sendo turista passando alguns dias!

Então vamos lá.

1) As ruas de Miami são divididas em 4 quadrantes: Nordeste (Northeast – NE), Noroeste (Northwest – NW), Sudeste (Southeast – SE), e Sudoeste (Southwest – SW).  O ponto onde as ruas começam a contar para cada direção é na interseção da Flagger STREET com a Miami AVENUE.
Olhe o mapa abaixo.

Observe acima que as ruas ao redor do balãozinho são todas 1st, o que muda é se são ST ou AVE, e se é NE, NW, SE, SW…  os números começam de 1 e vão subindo até os limites da cidade de Miami. Quanto maior o número, mais distante NE, NW, SE ou SW o endereço está desta interseção. Perceba no mapa também, que a parte EAST da cidade (perto da água) é bem menor que a parte WEST. Arraste o mapa para a direita e diminua o zoom para ter uma idéia melhor.

2) Assim como temos avenida, rua, passagem, etc. no Brasil, aqui temos avenue, street, court, place, road.

Agora vem a parte fácil :) :Todas as ruas (streets) são em direção LESTE-OESTE (e oste-leste lógico), e todo o resto é NORTE-SUL (sul-norte também).

3) Note que, nos EUA, a ordem do endereço é invertida. Primeiro vem o número do local e depois o nome da rua. Por exemplo, o endereço da minha universidade é:  11200 SW 8th ST.

Ah, só lembrando… em Miami todas as ruas são números, mas as ruas famosas também tem um nome. Você pode se guiar pelo nome ou pelo número que dá no mesmo nesses casos. Se o endereço for um apartamento ou sala, a informação deve vir depois do nome/número da RUA (ou st,  ave, ct, pl, rd).

4) Voltando ao endereço 11200 SW 8th ST , vamos raciocinar: 8th ST é rua, então já sabemos que é direção leste-oeste. Mas esse número 11200 fica onde exatamente na 8th ST? Fácil! É só olhar pros primeiros 3 dígitos do número do local: 112. Isso quer dizer que a universidade fica à 112 ruas em direção sudoeste (porque é SW) daquela interseção-guia (Miami ave c/ Flagger st, balãozinho verde do mapa acima), na 8th street.

Vamos praticar: O endereço 15288 SW 104 ST fica onde? Acertou? Não vale colar indo logo no Google Maps, hein! 😀

Agora que você já sabe as regras, veja as exceções:

As regras acima não se aplicam para a Brickell Ave and US 1 (também chamada South Dixie Highway) e também para o município de Coral Gables, que fica dentro da grande Miami. Para esses endereços, consulte o mapa.

Miami também possui uma série de “expressways”, ou vias expressas. Veja abaixo:

  • Interstate 95 (ou I-95): é uma highway bastante longa que vai até o Estado do Maine. Não a recomendo durante os horários de pico, pois o tráfego fica terrível.
  • Airport Expressway ( ou SR 112): já esta é o oposto da I-95… super agradável e é uma rota direta para o aeroporto internacional, porém tem pedágio de $1,25.
  • Palmetto Expressway (ou SR 826): essa expressway vai de Kendall (SW Miami) até North Miami Beach. Não há pedágio, mas o que mais há é engarrafamento.
  • Dolphin Expressway (ou SR 836): Começa em downtown Miami e vai direção oeste até encontrar com a Turnpike. Há vários tolls nessa expressway que variam entre $1 a $1,25 cada. Extremamente engarrada nos horários de pico.
  • Florida’s Turnpike: é a melhor expressway para se locomover norte-sul pelos condados de Broward (onde fica Ft. Lauderdale) e Miami-Dade (onde fica Miami). A Turnpike termina em Florida City e possui inúmeros pedágios distribuidos por toda sua extensão. Geralmente eles não aceitam notas maiores que $20, então esteja preparado (acho que essa é a hora de usar as moedas, hahaha)
  • Don Shula Expressway (ou SR 874): não é muito longa. Conecta a Palmetto com a Turnpike e tem pedágio de $1,25.
  • Snapper Creek Expressway (ou SR 878): também é curta e conecta a Don Shula com a US1. Não há pedágio.

Bom, é isso pessoal… espero que tenham entendido como tudo funciona. Se você pegar alguns endereços aleatórios e praticar mentalmente a localização de cada um (confira depois no Google Maps), em apenas alguns minutos já saberá se locomover por aqui!

Clique aqui se quiser saber mais sobre o sistema de transporte público de Miami!

Beijos,

LiLi.

Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)