151
Postado em: 10/04/2011 Última atualização: 24/11/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Dicas para Alugar um Carro nos EUA – Custos Extras e Seguro

alugar carro
alugar carro

Apesar de já ter escrito um post de Dicas para Alugar Carro em Miami, este aqui abordará mais a questão dos custos envolvidos (e muitas vezes, escondidos!) e também sobre a polêmica dos seguros. Será que valem ou não valem à pena? Isso somente você poderá decidir… Leia a seguir e alugue seu carro nos EUA sem medo de ser feliz!! :)

POSSÍVEIS CUSTOS EXTRAS QUE PODEM OCORRER (coloquei também a tradução dos títulos para lhe ajudar a identificar os termos nos sites de cotação e em futuros contratos com a locadora)

-> Retirar o carro em um local e devolver em outro (Different Pick-Up/Drop-Off Locations)

Muitas locadoras cobram uma taxa extra se você retirar o carro em um local e devolver em outro. Se você retirar na Flórida e resolver devolver na Califórnia, por exemplo, o custo pode bater na casa dos US$1.000,00, sem brincadeira! Algumas locadoras não cobram se você devolver em filiais diferentes, contando que seja dentro do mesmo Estado.

-> Alugar o carro no aeroporto (Airport fees)

Para poderem funcionar nas dependências do aeroporto ou nos arredores, as locadoras precisam pagar taxas ao Estado as quais são repassadas, em parte, aos clientes. Estas taxas variam consideravelmente de Estado para Estado, mas no geral giram em torno de 10% a mais do que se você locasse em um lugar fora do aeroporto.

-> Não respeitar as 24h (Late return)

Pegou o carro numa segunda para devolver na terça? Fique de olho no horário! Se locou às 9 da manhã, você terá até às 9 da manhã do dia seguinte para devolver. Às vezes as locadoras dão 1h a mais, ou seja, você teria no máximo 25h partindo da hora que locou, para devolver o carro. Se você se atrasar além disso é melhor ficar com o carro por mais algumas horas, pois lhe será cobrado mais uma diária de qualquer maneira…

-> Devolver o carro com antecedência (Early return)

O quê? Se devolver depois, você paga… e antes, também? É isso mesmo? É sim, pois a locadora reservou o carro à você para todo o período e agora, com o carro sendo devolvido antes, ela talvez não consiga outro motorista para usá-lo e ter algum lucro. Espere pagar em volta de $10-$15 por dia antecipado que devolver o carro. E talvez existam outros custos! Um exemplo: Digamos que alugou o carro por um preço super especial, pois era para 1 semana. Se devolver com 4 dias você perderá a promoção que era somente se alugasse por uma semana.

-> Quilometragem (Mileage)

Está certo que a maioria das locadoras hoje em dia oferece quilometragem/milhagem ilimitada, porém em algumas promoções nas quais os preços são exorbitantemente baixos, preste bem atenção nas letrinhas miúdas do contrato pois a quilometragem/milhagem ilimitada pode não estar incluída!

-> Licenciamento (License Fees)

Essa nem todo mundo sabe, mas em alguns Estados dos EUA, é costumeiro as locadoras cobrarem de 3% a 8% do valor final da conta para cobrir os custos de licenciamento de seus veículos. Não custa nada perguntar.

-> Preços diferentes de acordo com a agência (Different locations)

Mesmo sendo a mesma locadora, dependendo do local de cada uma, o valor da diária pode ser diferente. O ideal é fazer cotações escolhendo diferentes locais da cidade de sua preferência e dar uma conferida. Mas atenção: leve em conta também a conveniência! Sair do aeroporto já de carro é bem mais cômodo e pode sair até mais barato do que ir de táxi até a locadora com diária mais barata. Faça uma análise de custo-benefício.

-> Alta-estação (Peak season)

Essa todo mundo sabe, né!? Alugar um carro em época de Natal, Ano Novo ou em dia de feriado faz os preços irem lá pra cima!

-> A questão da gasolina (Filling-up for gas)

Muitas vezes você pode acabar pagando um preço elevado para devolver o carro com o tanque vazio ou parcialmente cheio. Na maioria dos casos, o ideal é você mesmo encher o tanque antes de devolver o veículo. No entanto, preste atenção: a maioria das empresas de aluguel de automóveis oferecem (e tentam empurrar) a opção de compra de um tanque cheio de gasolina antecipadamente, permitindo você devolver o carro com o combustível em qualquer nível já que o tanque cheio extra já estará pago.

Note que não há reembolso de combustível não utilizado e, escolhendo esta opção de pagar um tanque cheio antecipadamente, você ganha mesmo é pela conveniência de não ter que encher o tanque, mas com certeza não será a opção mais econômica.

-> Idade (Age)

Muito novinho? Hmmm isso é um problema! :) Para ganhar os maiores descontos e poder alugar um carro sem problemas, você precisa ter, pelo menos, 25 anos. Algumas locadoras alugam para quem tem de 21 a 24 anos, porém espere pagar uns $25 por dia a mais. As poucas locadoras que alugam para menores de 21 anos (que tenham carteira, é claro), cobram um preço bem salgado, infelizmente.

-> Motoristas Adicionais (Additional Drivers)

Se alguém mais for dirigir o carro, o ideal é ser sincero e informar na hora do check-in com a locadora. Espere pagar de uns $7 a $25 a mais, por dia. Agora se quem for dirigir for o marido ou esposa de quem alugou, as locadoras Avis e Budget não cobram a taxa extra. Informe-se!

-> Equipamentos extras (Extra equipment)

Aluguel de cadeirinhas de bebê, bagageiros (para colocar no teto do carro), GPS e etc irão custar alguma coisa. ‘Nothing is free in America!’ Espere pagar de $5 a $25 por dia dependendo do item.

-> Seguro (Insurance)

Nos EUA, contratar seguro é opcional na maioria dos Estados, embora em alguns seja obrigatório e incorporado no custo básico da diária. Leia mais sobre isso logo adiante.

ENTENDA OS TIPOS DE SEGURO E SUAS NOMENCLATURAS

Todos os tipos de seguro abaixo são opcionais. Se você fechar um plano que inclui seguro total (Insurance for Comprehensive Collision), talvez não seja necessário contratar os abaixo individualmente. Certifique-se sobre o que está contratando para não pagar em dobro!

-> Collision Damage Waiver (CDW) or Loss Damage Waiver (LDW)
Se você sofrer um acidente no seu carro alugado, você pode ser responsável por uma franquia de até várias centenas de dólares ou, em alguns casos, o valor total do veículo. O CDW protege você da responsabilidade por qualquer perda ou dano ao veículo alugado, até o valor integral do carro alugado.

De modo geral, a cobertura CDW/LDW vai aumentar o preço do seu carro por cerca de $8 a $28/dia.
-> Personal Accident Insurance (PAI)
Ao alugar um carro, você pode comprar um seguro de acidentes pessoais que fornece benefícios para despesas médicas para si e para os passageiros do veículo. Este tipo de cobertura também paga pensão por morte no caso de alguém morrer em um acidente de carro ( toc-toc-toc na madeira) enquanto você estiver dirigindo o carro alugado.
-> Additional Liability Insurance (ALI)
A ALI protege você e os outros motoristas autorizados, contra acusações feitas por terceiros (como por exemplo: pelo motorista do outro carro envolvido no acidente) por lesão corporal, morte ou danos materiais causados ​​por conduzir o carro alugado.
-> Personal Effects Coverage (PEC)
Se o carro alugado que estiver em sua posse for arrombado e seus pertences pessoais forem roubados, esta cobertura lhe dará o direito de receber uma quantia necessária para substituir os itens. Algumas locadoras pagam o valor de mercado e outras pagam exatamente o valor que você pagou, se tiver como comprovar.

IMPORTANTE:  A empresa do seu cartão de crédito também pode fornecer muitos destes mesmos tipos de seguro, portanto, se você for pagar o aluguel do carro com seu cartão, entre primeiro em contato com eles para saber mais informações sobre possíveis coberturas!  

ALGUMAS OUTRAS DIQUINHAS (só porque eu sou legal, tá? :D )

-> Preste atenção se o veículo que aluga será manual ou automático. Por incrível que pareça, muita gente que sempre dirigiu carros manuais se enrola ao dirigir os automáticos por pura falta de costume.

-> Se for fechar online, antes de mais nada digite no Google: “coupon code ‘e o nome da locadora’ ” para tentar achar códigos promocionais para inserir na reserva, você pode economizar um bocado! (engraçada essa palavra hehe)

-> Ao retirar o carro da locadora, o inspetor irá olhar o carro com você, procurando por possíveis arranhões ou amassados já existentes. Ele lhe entregará um papel com tudo marcadinho para que, quando o carro for devolvido, o inspetor que vistoriar o mesmo saber se alguma avaria foi ou não provocada por você.

- E, para terminar, ao retornar o veículo, não esqueça de verificar se não esqueceu de nada dentro dele, especialmente na mala e no porta-luvas! Ah, e não esqueça também de assinar o documento que o inspetor lhe dará informando que não há nenhum arranhão ou amassado novos no carro. Caso haja, lembre-se da questão do seguro acima para saber de seus direitos/obrigações.

Espero que este post lhe ajude de alguma forma!

Abraços e uma ótima semana…

LiLi.

Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)