31
Postado em: 01/09/2009 Última atualização: 25/02/2014 / by LiLi in Dicas
 
 

Como Obter o Visto de Estudante dos EUA?


Obtendo o Visto de EstudanteVeja a primeira parte de como estudar nos EUA aqui!

A universidade que aceitou você irá agora solicitar que você comprove que terá renda suficiente para custear os estudos, alimentação e moradia enquanto estiver nos EUA. O dinheiro pode ser de várias fontes diferentes como suas próprias economias, seus pais, bolsa da universidade ou empresa do Brasil… e a forma que você tem para comprovar é através de uma carta bancária devidamente assinada pelo banco informando que o valor requerido pela universidade dos EUA está disponível para seu uso. Claro que esta carta terá de ser em inglês, ou então terá que ter uma tradução juramentada acompanhando a original.

Tenha em mente que o tipo de programa que você se inscrever determina o tipo de documento que a universidade/instituição irá emitir para permitir você a aplicar para o visto de estudante para entrar nos EUA para estudar.

Para cursos acadêmicos e diversos cursos de inglês, você irá receber o formulário I-20. Este formulário nada mais é que um documento de 3 folhas com os seus dados e os dados da universidade assim como a assinatura do responsável pelo departamento na universidade em que foi aceito, informando que você está apto para requerer o visto de não imigrante – estudante, conhecido como F-1.

Para estudantes de intercâmbio, o visto é o J-1.

Se o seu curso é não acadêmico e envolve mais de 18 horas por semana de estudos não acadêmicos ou treinamentos vocacionais, o visto é o M-1.

Para tirar todas as dúvidas sobre tipos de vistos, clique aqui!

Então, após você receber seu formulário pelos correios, verifique se todas as informações estão corretas! Eu perdi 6 meses de estudo pois meu sobrenome estava com uma letra errada no I-20 e eu achei que não ia dar problema… acabou que deu.

Se estiver tudo nos conformes, agora é hora de agendar a entrevista para o visto!

Note: o consulado/embaixada do Brasil não pode emitir o visto acima de 120 dias do início do seu programa, porém agende o quanto antes, pois principalmente nos meses mais movimentados a fila é grande.

Você pode tirar o visto em SP, RJ, Brasilia ou Recife. Veja informações gerais aqui.

Veja abaixo o que deve providenciar ANTES de ir fazer a entrevista para obter o visto:

1) Você terá que pagar pela taxa SEVIS. Não esqueça de ao pagar online, imprimir o recibo conhecido como I-797 (este recibo também será enviado para o seu endereço dentro de alguns dias). Dependentes e cônjuges não precisam pagar esta taxa. Essa taxa SEVIS é cobrada para gerar o seu I-20 somente.

2) Além de pagar pelo SEVIS, você deverá preencher e assinar um formulário eletrônico de aplicação de visto de não-imigrante conhecido como DS-156, além do DS-158. Estudantes do sexo masculino de 16 a 45 anos devem também preencher o DS-157. Alguns consulados/embaixadas solicitam somente o DS-160, o qual futuramente substituirá os 3 formulários anteriores. Para ver todos os formulários aqui informados, clique aqui.

3) Após isso, você deverá pagar a taxa MRV (Machine-Readable Visa) e também a taxa para a emissão do visto, se cobrada. Verifique aqui tudo e não esqueça de sempre salvar os recibos. Estas taxas devem ser pagas também pelos dependentes e cônjuges que irão com você para os EUA.

4) Uma foto para passaporte para levar.

5) Seu passaporte tem que estar válido para pelo menos 6 meses além do seu período de estudos nos EUA.

6) E claro, o seu I-20.

Leia dicas de como se preparar para a entrevista aqui!

Bjxxx,
LiLi.

Novidade! Agora você pode comentar usando seu login do Facebook :)